“Polineuropatia é um distúrbio neurológico que ocorre quando simultaneamente muitos nervos periféricos por todo o corpo começam a não funcionar corretamente. Pode ser aguda e aparecer sem nenhum aviso, ou pode ser crônica e se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Muitas polineuropatias possuem envolvimento motor e sensorial, e outras possuem disfunção autonômica. Estes distúrbios são geralmente simétricos e freqüentemente envolvem as extremidades distais.” (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
No final de janeiro de 2008 comecei a perder força na perna esquerda. Ela já era um pouco comprometida por causa da lesão na coluna. Com muita fisioterapia eu havia recuperado bastante os movimentos e já conseguia andar com a ajuda de um andador. Mas sem nenhum motivo aparente comecei a perceber que ela voltava a perder forças. Imediatamente comuniquei com meu neurologista que pediu uma punção lombar. Fiz o exame com muito sacrifício, pois foi necessário fazer em bloco cirúrgico com anestesia uma vez que já fui submetido à cirurgia na coluna e radioterapia após a cirurgia. O resultado foi negativo. Nada que justificava a perda da força. Começamos então a reduzir o corticóide. Mas nada disso adiantou. Continuei a perder força. Fui avaliado por outro neurologista a pedido do meu oncologista. Este solicitou uma eletroneuromiografia. Fiz e o resultado só mostrou que realmente existem neuropatias e polineuropatias. Mas não diz o que está causando. Então o medico solicitou uma ressonância da coluna. Também não apresentou nada graças a Deus. Após o comprometimento da perna esquerda percebi que a direita também começava a perder forças. Fizemos então uma ressonância do cérebro que graças a Deus mostrou que está tudo bem.
Todos os exames não apresentam nenhum resultado que mostre o que realmente está causando estes problemas. Os médicos acreditam que possa ser seqüelas do tratamento e todos tem a mesma opinião, ou seja: Tenho que aguardar por mais um tempo para que seja afirmado que realmente é uma seqüela do tratamento.
Enquanto aguardo, vou pedindo e rezando a Deus pela minha vida. E conto também com suas orações. Deus lhe pague!
Assim que tiver novas notícias postarei aqui para que voce meu amigo e minha amiga tomem conhecimento.
Um abraço.
|